domingo, 7 de fevereiro de 2010

Décimo primeiro dia - Salta - Cafayate






























Fechamos a conta e tomamos café no simpático Hotel Wilson, sua localização facilitou muito nossa estadia. Na saída para Cafayate estavamos muito próximos também de pegar a Ruta 68.
O tempo estava bom e seguimos inicialmente em direção de El Carril, de onde sairiamos da 68 e pegariamos a 33 para Cachi. O trecho inicial é de asfalto e lembra muito a subida para Miguel Pereira. A diferença é que andamos bastante e temos cruzar pequenos riachos. Depois de uns 30KM a estrada para para o pípio e a poeira não dá tregua. O visual é muito bonito pois estams subindo a esncosta de um vulcão, a estrada é muito sinuosa favorecendo alguns angulos para fotos, outro detalhe é a manutenção permanente na estrada. De repente aparece um comedor, com venta de artesanias e banõs. Não dispensamos e fizemos uma breve parada.
Continuamos a subir até o Parque Nacional de Los Cordones, o dos cactos gigantes, mas a estrada por dentro do parque esta impedida e fomos até um mirador para as fotos de praxe e voltamos para a estrada principal.
Com 3000m chegamos ao top e seguimos ainda por dentro parque em um trecho em obras de pavimentação e outro já pavimentado.
Curiosamente ao sairmos da área do parque os cactos foram ficando mais interessantes e paramos para algumas fotos e comprao queso de leite de cabra. Neste local já tinhamos um visäo do nevado de Cachi. uns picos nevados muitos bonitos.
Chegamos a Cachi por volta das 12:30, cidade muito conservada e arrumada, pequena é verdade, lembrando um pouco nossas cidades históricas, porem com padróes de construção totalmente diferentes.
Almoçamos empanadas com cerveza Salta e Coca Cola na praça principal em um restaurante pequeno, simples mas muito acolhedor. Estava tão tranquilo que acabamos ficando tempo demais, mas valeu a pena.
Saimos para o trecho final para Cafayate, que seriam 157KM, sendo 129 de rípio. Logo no início, ao sair da praça, não estava com boa luminosidade no GPS e sai para o lado errado mas com poucos metros e uma manibra na estrada fomos para o caminho certo.
A estrada estava com o piso bom mas era muito sinuosa por muitas vezes só passando um carro de cada vez, sempre iamos avisando os carros de tras e uma vez tivemos que dar marcha ré em um lugar bem apertado. Acompanhavamos o Vale do Calquecis ou nome parecido, onde a um aproveitamento constante para a agricultura de pequenas propriedades.
Passamos por três localidades de população indígena, Sentranas, Molinos e Angostaco.
Nesta última fiquam as Quebardas de Las Flechas com um visual de a'ridez de espantar, e deserto puro, em muitas das montanhas e elevações você não encontra nenhuma vegetação. Nem o cactus dá o ar de sua graça.
Cruzaomos inumeros rios temporários que para nossa sorte estavam de folga e uns pequenos riachos permanetes. Por duas vezer cruzamos o rio principa do vale mas tonha um ponte bem segura.
Já no final da tarde passamos por San Carlos onde recomeça o asfalto e com mais 23Km chegamos a Cafayate, Depois de refugar no preco do Hotel Los Sauces, $260,00 pesos sem ar condicionado, fomos para a alternativa, o Astúrias pelo mesmo praço com ar condicionado a dez passos da praça central.
Parte do grupo foi ver uma vinícula e outra ficou [pela piscina do hotel mesmo.

3 comentários:

  1. oba, estamos esperando as fotos do vulcão, dos cactus e da estradinha sinuosa!!!!

    Beijos, Andreia

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, parabéns pela viagem. Estou programando realizar viagem até o Atacama em fevereiro. Planejei este trajeto de ida, tendo como referência estas cidades: Porto Alegre, Uruguaiana(pernoite), Paso de Los Libres, Corrientes(pernoite), Santiago del Estero e San Miguel de Tucumán(pernoite), San Salvador de Jujuy(pernoite), Susques, Paso de Jama, San Pedro de Atacama.
    O retorno é pelo mesmo trajeto, com pernoite em Salta. Todos os demais pernoites são os mesmos.
    Gostaria de informações sobre postos de combustível na RU 52, hoteis em San Salvador de Jujuy e Salta, condições da RU 52(AR) e RN 27(CH). Meu carro é um Corolla 2007.
    Sugestões de locais a visitar em Salta, San Salvador de Jujuy e San Pedro de Atacama, quantos dias em cada cidade.
    Em Sam Miguel de Tucumán tenho amigos, onde tenho hospedagem.
    Mais uma vez, parabéns pela viagem e pelo blog.
    Ah! Estou planejando viajar a Ushuaia, Torres del Paine, Calafate, Perito Moreno, Fitz Roy, se vocês tiverem feito esta viagem por favor, me indiquem como acessar informações.
    Um abraço
    Donarson Floriano Machado
    donarsonf@gmail.com
    Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  3. Prezados Viajantes

    Parabéns pelo site e pelas fotos. Muito informativo.

    Em Agosto deste ano estarei em Salta e pretendo fazer o circuito Salta-Cachi-Cafayate.
    Minha idea é fazer o circuito em carro alugado em dois dias. No primeiro, de Salta a Cafayate e no segundo de Cafayate a Salta (ver Quilmes, etc). Inclusive já reservei hotel em Cafayate, etc.

    Estou preocupado com as condições das estradas, principalmente a ROTA 40 entre Cachy e Cafayate e então gostaria de saber se vocês podem me ajudar com as seguintes dúvidas:

    1) É possível fazer os circuitos em carro simples, econômico,tipo Corsa,Clio,Gol 1.0? Pergunto isto porque o preço do aluguel de um 4X4 é altíssimo.
    2) Existe risco do carro atolar em algum lugar?
    3) Existe perigo de assalto na estrada?
    4) Em suma, quais são os riscos? Que conselhos me dariam?

    A minha impressão é que dirigindo devagar é possível fazer o circuito sem susto, inclusive o de Cachy-Cafayate pela Ruta 40, mas como nunca estive lá, acho melhor me precaver.

    Agradeceria muito qualquer ajuda.

    Marcos Silveira

    ResponderExcluir