sábado, 6 de fevereiro de 2010

Nono dia - Continuação


















Só para completar a informação anterior depois de passar a fronteira seguimos na PUNA, região do altiplano argentino com imensa área plana com diversoss salares, a passarmos pela cidade de olacapato Grande, por sinal bem acanhada, onde nas proximidades existe uma instalação de mineração e o entronacamento de RP27 com a RN51.
Em seguida começamos a acompanhar um pequeno rio que não sei se seria já o San Antonio e o visual vai mudando com pequenas áreas verdes, aparecem lhamas e cabras, alem a habitações isoladas. A estrada entra em um sobe e desce chegando até os 4500m de altitude e no rípio temos que andar um pouco mais devagar, não só para aproveitar o visual como também para manter a direção segura.
De San Antonio proseguimos inicialmente seguindo o Rio San Antônio e cruzamos por algumas vezes a ferrovia do famoso tren de las nubes. A primeira surpresa é de que a estrada não estava asfaltada como o planejamento tirado do site Ruta 0 previa, nos mapas impressos apareciam 20 KM de rípio para depois chegar o asfalto.
Passados os 20 KM o asfalto apareceu e também as imagens do El Acay, picos nevados muito bonitos que nos acompanharam por algum tempo. Fomos descendo e já no vale do Rio El Toro a estrada é sinuosa mas com muito pouco movimento. Passamos por santa Rosa do Tastil, onde existem ruinas da ocupação inca na região e um pouco depois somos parados por um controle policial. Identificação dos condutores e dos veiculos podemos continuar. Poucos quilometros depois somos parados novamente para o mesmo procedimento mas depois de uma rápida conversa somente o primeiro carro foi identificado.
A maior surpresa do dia porem estava por vir. A aproximadamente 48 KM de Salta um desvio e entramos na estrada de rípio novamente, achamos que seria uma manutenção na pista por pouco tempo mas nada. Cruzamos o rio Toro e a estrada fica tão fina que só da um veículo de cada vez, o rio na embaixo por um lado e uma imensa maontanha de pedras por outro, placas indicando para buzinar antes das curvas e para nos deixar mais apreensivos dizendo que em caso de chuva não trafegue pela rodovia. Pois bem, vou para onde se começar a chover? Por sorte o visual continuava belissimo, já estavamos acompanhando a linha férrea e seu grandes viadutos, e quando cruzamos com alguns carros o trecho era largo???? No mapa e no GPS a estrada constava como asfaltada mas na verdade são 20 KM de rípio mas parecendo estrada boliviana que vemos por vezes da internet.
Mais adiante chegamos a Salta e com a ajuda do GPS localizamos o Hotel Wilson, bem perto da "Plaza 9 de Júlio", central da cidade.
Só para completar o passeio de trem esta suspenso por causa do periodo chuvoso e só recomeça em março. Podia ter esta informação disponível na internet. Aproveitaremos o dia para conhecer a cidade que faz jus ao apelido, La Linda.

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