sábado, 6 de fevereiro de 2010

Nono dia - San Pedro de Atacama - Salta (RA)




















Nos programamos para sair o mais cedo possível, pois neste dia pegariamos muitos trechos de estrada não pavimentada. Bagagens no carro, contas pagas desde a véspera e café da manhã as 07:15 e nos deslocamos para a Aduana chilena, que só abre as 08:00 horas. Lá chegando uma certa desorganização e filas nos assustaram mas logo começaram a funcionar e as 08:30 já estavamos em deslocamento.
Estrada de asfalto passando por Toconao e Socaire onde começa as estarda de rípio, um tipo de pedra, foram 129 Km até o Paso de Sico de visuais belíssimos de diversos salares e vulcões.
Os vulcões merecem comentários adicionais, pois nas suas adjacencias não se veem angulos retos. é tudo suave acredito eu por causa das cinzas que dão um forma muito especial. É impressionante como estrutura tão imponete passa a sensação de suavidade. Que eles continuem sossegados.
Os salares com contrastes do sal branco, agua esverdeada, cinza das encostas e o céu azul são um capítulo a parte. Não adianta dizer que é bonito nem mostrar nos filmes e fotos. Só vendo para ter a real dimensão.
Na saída do Chile um contrele de documentação na fronteira e para variar um pipi stop.
Seguimos para os poucos km até a fronteira quando a Land deu o alarme de cheiro de queimado. Feito um rápido cheque achamos que o freio de mão não teria sido arriado totalmente na saída do posto de fronteira e seguimos em frente. Não temos certeza pois mais para frente o cheiro voltou de maneira suave mas estamos indo em frente. Acho que os diversos dias de muita poeira podem estar contribuindo.
Chegamos a Aduana Argentina e fizemos os procedimentos de praxe sem muita demora, aproveitamos para i pipi stop e lanche com o que cada um havia trazido. Demoramos cerca de 30 minutos para os 4 carros.
Seguimos para o que achavamos ser o trecho final de 140 km de rípio até San Antônio de los Cobres, estrada boa com algum movimento de caminhões para as minas de sal da região e com um belo visual. Neste trecho estamos a 4000m de altura e notamos que existem alguns riachos onde o verde marca presença. Depois de passarmos por um trecho de estrada bastante sinuoso, onde chegamos a mais de 4500m chegamos a San Antônio de Los Cobres, cidade com aparencia de velho oeste com muitas instalações abaandonadas/destruidas. A cidade aparenta ser muito pobre. Abastecemos e lanchamos em uma "despensa" e partimos para o trecho final até Salta, que seriam 140Km de asfalto.
Vou sair para conhecer Salta e continuo mais tarde pois a aventura estava sö começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário