quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Decimo segundo dia - Cafayate - Suncho Corral

Em primeiro lugar obrigado pelos vários comentários e a preocupação com o nosso retorno. A volta esta um pouco corrida por decidimos chegar na quinta dia 11, para tentar evitar o engarrafamento de carnaval na ponte Rio - Niterói. Mas vamos as notícias.
De Cafayate saimos pela manhã para passeios pela Rota 68, eram várias quebradas e monumentos esculpitos pela natureza, em especial o anphiteatro. Muito legal. Depois chegamos até a Garganta do Diablo e depois de 60 Km retornamos para Cafayate e senguida prosseguimos já na viagem de volta.
Passamos pela ruínas de Quilmes, povo indígena da região que tinha muita cultura e conhecimentos e que resistiu a ocupação Inca e só foram vencidos pelos espanhóis. O local esta bem organizadoé é muito bonito.
Saimos das ruínas por volta das 13:00 para tentar chegar a Quinilli, cidade que fica prróximo a Pres, Roque Saenz Penã, lugat programado para pernoite mas face o adiantado da hora sabiamos que não iriamos chegar.
A volta ainda nos reservava muitas surpresas pois subumos mais uma vez para mais de 3000m até chegar a Taffi del Valle, cidade turistica que com certeza no inverno deve ser muito parecida com cidades européias, próximas a picos nevados. Paramos para um lanche e a descida da serra para Tucuman foi outro caso. A estrada, toda de asfalto e sinalizada, é muito pequena para o tráfego existente, as ultrapassagens quase impossíveis, curvas fechadas, pista estreiota com passagem para um só veículo. Acrescente a receita uma dose de chuva e neblina, com algumas CARRETAS subindo a serra e esta completa a aventura. Só para enfeitar a paisagem um rio desce acompanhando a estrada que por vezes ele tenta tirar uns pedaços.
Mas vamos seguindo e passando por Tucuman, Termas de Rio Hondo e Santiago del Estero. Depois da última parada para abastecimento passamos por Fernandez e Taboada onde deixamos a estrada principal e seguiriamos para Quimilli. Mais uma surpresa nos espera nesta estrada pois ela consta como pavimentada, e realmente é, porem somente com uma faixa central. Quando você cruza com um veiculo em sentido contrário cada um tem que colocar duas rodas para o acostamento. Ainda bem que a estrada não é muito movimentada.
A noite já estava chegando quando passamos em Suncho Corral, cidade pequena, mas que dicidimos ficar caso encontrassemos um hotel pois não tinhamos certeza da disponibilidade de um em Quimilli.
Procura daqui e dali e encontramos um "Comedor com Hospedaje", perguntavos se havia vagas mas só haviam três quartos. Fizemos então a divisão de mulheres em um quarto para cinco e os homens divididos em dois quartos. Todos os fatores foram pesados na divisão e no final das contas deu certo. Para o jantar mais uma dificuldade pois a cidade havia ficado 24H sem luz eletrica devido a queima de um transformador e não havia muitas opções de cardápio. Acabamos comendo no próprio hotel um arroz com omelete recheado com o queso de cabra que o Luis/Fátima levavam.
No final das contas pernoitamos e jantamos as dez pessoas por $650,00 pesos (R$325,00).