quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Oitavo Dia - San Pedro de Atacama


























Hoje o dia começou realmente cedo. Tinhamos marcado a saída para os "Geiser de El Tatio" as 05:00 de la manhana e quem acordasse primeiro chamaria todos. Pois bem, tem gente que não acrtou o relögio pelo fuso correto no Chile as as 03:50 horal local edtava batendo nos quartos para acordar todo mundo "atrasado". Moral da história, perdemos a vantagem de ter fechando uma condução só com o nosso grupo e por isso sair um pouco mais tarde. Só para livrar a barra do companheiro o hotel estava um tumulto só pois outro grupo de brasileiros de Porto Alegre estava saindo as 04:30 e a barulheira era geral.
Pegamos pois a estrada para 98 KM de terra e buracos, anoite e subindo até os campo geotérmico dos Geiser de El Tatio a 4.300 M. Chegamos lá ao amanhecer com a temperatura de 9 graus negativos. Tava mmmmmuuuuuiiiiiitttttoooooooo FRIO e depois de pagar o ingresso de $ 5ooo,oo PCH e passar pelos "banõs" fomos ao campo onde a agua aflora a 85 graus positivos. Algumas fotos, um rápido passeio e volta para o aquecimento da van, um café foi servido e agradou a todos. Em seguida fomos a uma piscina natural com a água a 35 graus positivos. Só três do grupo tiveram coragem de se banhar e estava muito bom.
Seguimos depois para o povoado de Machuca, remanescente da ocupação "atacamenã" na região, no caminho muitas fotos de vicunãs e da paisagem totalmente árida. Chegamos já por volta das 10:00 ao povoado, hoje habitado por 8 (oito) personas que vivem de vender enpanadas de queso de cabra, espeto de lhama e de cobrar por fotografias. O lugar é bem simpático mas tem que ter muita garra para viver por ali.
No regresso passamos pela mesma estrada que tinhamos ido a noite e chegamos a conclusão que a noite e melhor por que você não vê nada.
Pelo almoço já estavamos em San Pedro e a tarde iniciamos os preparativos para a viagem à Salta amanhã. Abastecemos os carros, providenciamos o dinheiro para o pagamento do hotel e fizemos algumas comprinhas. Não é vantagem comprar por aqui pois o cämbio não esta vantajoso, pois $ 500,00 PCH equivalem a U$$ 1,00 e um almoço normal esta por $ 5.000,00 PCH por pessoa.
Bem, é isso ai e amanhã tem mais.

Um comentário:

  1. Bacana, pai!!! Que friaca, hein! Ainda bem que a mamãe não teve bronquite cheirando aquela fumaça toda como se fosse sauna. Aliás, os geisers têm cheiro?

    Beijos, Andreia

    ResponderExcluir